Consultoria em Análise de Falhas, Identificação e Revisão Bibliográfica
Materiais Metálicos
Análise de Falhas em Materiais Metálicos
Análise de Falhas em Materiais Metálicos
A Análise de Falhas em materiais metálicos é baseada principalmente no mecanismo que causou a falha de um produto. As falhas são normalmente o resultado das condições ambientais que os produtos são expostos, assim como as tensões mecânicas que eles submetidos e as vezes uma combinação de ambos. A preparação de um produto metálico envolve não só a composição química do material, como também um processo de fabricação específico como tratamentos térmicos, usinagem etc.
As propriedades específicas de um produto são pré-determinadas para torná-los mais robusto em diferentes condições de uso, e as diferentes propriedades físicas exibirão modos de falha exclusivos. Assim, o objetivo final de uma análise de falhas é a determinação da causa raiz, e uma solução para quaisquer problemas subjacentes para evitar falhas futuras.
A análise pode ser feita usando testes destrutivos e/ou testes não destrutivos. O teste destrutivo envolve a remoção de um componente metálico do serviço e o corte do componente para análise, e fornece ao analista de falhas a capacidade de conduzir a análise em um ambiente de laboratório e realizar testes no material que acabará destruindo o componente. O teste não destrutivo é um método de teste que permite que certas propriedades físicas do metal sejam examinadas sem que as amostras fiquem completamente fora de serviço.
São normalmente realizados diversos ensaios com intuito de determinar a(s) causa(s) de falha do componente ou equipamento, englobando análises por microscopia eletrônica de varredura, metalografia, análise química e ensaios mecânicos dentre outros. O trabalho tem caráter investigativo e procura fornecer informações relevantes quanto as possíveis causas da falha prematura do componente, possibilitando tomada de ações para mitigar ou eliminar novas ocorrências. Quando necessário, são realizadas visitas a campo ou instalações do cliente para melhor interpretação do problema.
A análise da falha é uma ferramenta importante e deve ser realizada com muito cuidado para que as conclusões quanto a causa raiz sejam satisfatórias. Dados de projeto, operação e manutenção são de grande importância para o entendimento do funcionamento do componente e do episódio falha e por esse motivo, devem ser disponibilizados quando possível em sua íntegra.
Assim, para sua Análise de Falhas em materiais metálicos, entre em contato com o CCDM/UFSCar, para conhecer um pouco mais nossas competências e poder buscar a solução para seus problemas.