Centro temático FINEP: Materiais Avançados e Gestão para Economia Circular (MAGEC): Descarbonização e Economia Circular Integrada
Apresentação
A transição para uma economia de baixo carbono e a adoção de princípios de economia circular são desafios centrais para a indústria e a sociedade contemporânea. O modelo produtivo linear, baseado na extração de recursos, produção e descarte, tem levado ao esgotamento de matérias-primas, emissões significativas de gases de efeito estufa (GEE) e impactos ambientais severos. Dessa forma, torna-se essencial o desenvolvimento de soluções que promovam a circularidade de materiais e a redução das emissões de carbono, assegurando a sustentabilidade dos processos industriais e contribuindo para o cumprimento de metas globais de descarbonização. O centro temático "Materiais Avançados e Gestão para Economia Circular (MAGEC): Descarbonização e Economia Circular Integrada" surge como uma resposta estratégica a esses desafios, integrando ciência, engenharia de materiais e inovação tecnológica para enfrentar os problemas ambientais e econômicos associados ao atual modelo de produção.
No Brasil, iniciativas voltadas à transição ecológica são fundamentais para manter a competitividade da indústria e para a promoção de cadeias produtivas sustentáveis. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do projeto MAGEC, busca enfrentar esses desafios por meio do fortalecimento da infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento na área de materiais avançados, através da criação de um centro temático pioneiro no assunto, centrado nas competências e raízes da UFSCar, isto é, em Ciência e Engenharia de Materiais em suas várias vertentes. O projeto visa implementar soluções inovadoras em captura, armazenamento e reutilização de carbono (CCUS), tecnologias de reciclagem avançada e manufatura aditiva, contribuindo para a otimização dos recursos naturais e redução de impactos ambientais. Essas iniciativas são essenciais para alinhar o Brasil às metas globais de sustentabilidade, como as estabelecidas no Acordo de Paris e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Equipe
Prof. Dr. Luiz Antonio Pessan – DEMa/UFSCar (coordenador)
Prof. Dr. Guilherme Yuuki Koga – DEMa/UFSCar (vice-coordenador)
Prof. Dr. Cláudio S. Kiminami – DEMa/UFSCar
Prof. Dr. Walter J. Botta – DEMa/UFSCar
Prof. Dr. Piter Gargarella – DEMa/UFSCar
Profa. Dra. Lidiane Cristina Costa – DEMa/UFSCar
Profa. Dra. Ana Paula da Luz – DEMa/UFSCar
Prof. Dr. Francys Kley Vieira Moreira – DEMa/UFSCar
Profa. Dra. Juliana Mara Pinto de Almeida – DEMa/UFSCar
Prof. Dr. Ernesto Chaves Pereira de Souza – DQ/UFSCar
Prof. Dr. Márcio Weber Paixão – DQ/UFSCar
Prof. Dra. Lucia Helena Mascaro Sales – DQ/UFSCar
Equipamentos multiusuários
Analisador Termogravimétrico
Prensa Hidráulica 100T
Impressora Epson
Computador Desktop Completo
Microscopio Otico com Transmitância
Sistema Servo-Hidráulico Compacto de Ensaios de Fadiga
Espectrômetro de Emissão Óptica de Faísca de Bancada Avançado
Microscópio Optodigital
Sistema de Análise de Tamanho e Formato de Partículas a Laser
Sistema de Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS)
Wheterometer
Potenciostato
Comitê gestor
Prof. Dr. Guilherme Yuuki Koga – DEMa/UFSCar
Prof. Dr. Piter Gargarella – DEMa/UFSCar
Prof. Dra. Lidiane Cristina Costa – DEMa/UFSCar
Prof. Dra. Ana Paula da Luz – DEMa/UFSCar
Prof. Dr. Reginaldo Teixeira Coelho – EESC-USP
Prof. Dr. Fábio Roberto Passador – UNIFESP
Comitê de usuários
Prof. Dr. Guilherme Zepon – DEMa/UFSCar
Prof. Dr. Italo Leite de Camargo – IFSP
Prof. Dr. Juliano Marini – DEMa/UFSCar
Prof. Dr. Eduardo Henrique Backes – DEMa/UFSCar
Normas de funcionamento
O uso dos equipamentos do centro temático está sujeito às normas de segurança vigentes, exigindo o uso obrigatório de jaleco, luvas e outros equipamentos de proteção individual conforme o equipamento utilizado. Em nenhuma circunstância é permitido consumir bebidas ou alimentos dentro das instalações do laboratório.
Todos os materiais e consumíveis necessários para os ensaios nos laboratórios são de responsabilidade exclusiva dos usuários. O descarte de corpos de prova após os ensaios e a limpeza dos equipamentos utilizados são igualmente responsabilidade dos usuários.
Qualquer anomalia na operação dos equipamentos deve ser comunicada imediatamente aos coordenadores do laboratório.
Em caso de quebra, dano ou extravio de equipamentos ou acessórios devido ao uso inadequado pelos usuários, tanto o usuário quanto seu orientador/supervisor serão responsabilizados e deverão arcar com os custos de reparo ou reposição.
Em caso de violação injustificada das normas de funcionamento ou dos horários de reserva (incluindo ausência ou atraso significativo), o usuário será advertido e haverá cobrança pelo período reservado.
É obrigatório que os usuários mencionem o uso dos laboratórios na seção de agradecimentos em suas publicações acadêmicas. Uma sugestão de texto para agradecimento em inglês seria: "The authors thank the FINEP Thematic Center: Advanced Materials and Management for Circular Economy (MAGEC): Decarbonization and Integrated Circular Economy for the analyses carried out." Ou em português: "Os autores agradecem ao Centro temático FINEP: Materiais Avançados e Gestão para Economia Circular (MAGEC): Descarbonização e Economia Circular Integrada pelas análises realizadas."
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, exceto feriados e recessos acadêmicos. Por favor, consulte o calendário universitário antes de fazer sua reserva.
Plano de gestão
O plano de gestão para o uso dos equipamentos multiusuários do centro temático é construído com base na prática consolidada de utilização desses equipamentos no âmbito do DEMa-UFSCar. A operação regular dos laboratórios é assegurada pela equipe principal, composta pelos coordenadores, alunos, e técnicos, incumbidos da operação, treinamento de usuários e manutenção dos equipamentos.
Os usuários são credenciados para usar os equipamentos mediante comprovação da necessidade e do tipo de serviço, através da apresentação de projetos de pesquisa em curso financiados por órgãos públicos. Uma vez cadastrados, eles usufruem de tarifas subsidiadas. Esse subsídio é viabilizado pela constante submissão de projetos individuais de reparo específico dos equipamentos pelos pesquisadores responsáveis pelos laboratórios, além do apoio parcial do DEMa-UFSCar e do PPG-CEM-UFSCar, reconhecendo a qualidade e regularidade do serviço oferecido.
Usuários não envolvidos em atividades de pesquisa podem acessar os serviços mediante o pagamento “integral”, que inclui valor proporcional de manutenção dos equipamentos. A cobrança pela utilização dos equipamentos é uniforme para todos, internos ou externos à UFSCar e os valores estão disponíveis no site.
Os serviços solicitados podem ser realizados por técnicos ou alunos do grupo de pesquisa ou pelo próprio usuário, desde que devidamente treinado. Na solicitação, o usuário indica se necessita de um operador ou se é capaz de operar de forma independente, concordando com o orçamento prévio apresentado.
A reserva de horários para usuários credenciados é efetuada online, como indicado na página do centro. Cada usuário pode reservar no máximo uma semana de equipamento por mês, devendo aguardar a utilização do período anterior antes de fazer uma nova reserva. Desistências devem ser comunicadas com 24 horas de antecedência para permitir que outros usuários aproveitem o horário vago. O não cumprimento resulta na cobrança do período reservado, a menos que haja justificativa de força maior.
Para garantir a operacionalidade dos equipamentos, serão oferecidos treinamentos periódicos, dependendo da demanda dos usuários. Este treinamento é altamente recomendado para usuários regulares, otimizando o uso dos equipamentos e permitindo que os técnicos forneçam suporte técnico geral ou atuem como operadores preferenciais para usuários esporádicos ou iniciantes.
Um Conselho de Usuários foi estabelecido para fiscalizar o uso dos equipamentos, garantir o bom funcionamento do plano de gestão e propor modificações, se necessário, para melhor atender às demandas dos usuários. O comitê gestor e de usuários é composto por pesquisadores e técnicos de diferentes instituições, conforme detalhado na página oficial.
Cadastro de usuários e agendamentos
Os usuários interessados em usar os equipamentos deverão acessar a página de agendamentos no sistema FOM Schedule https://www.instrumentschedule.com/fom/welcome?lid=0170
Será necessário primeiramente que o usuário faça o registro no sistema, seguindo as orientações nessa página. Após essa etapa, o usuário irá acessar o sistema com seu login e senha cadastrado, escolhendo o equipamento que deseja utilizar.
Caso seja a primeira vez utilizando este equipamento, será enviado um e-mail automaticamente ao responsável pelo equipamento, alertando do interesse do usuário na sua utilização. O responsável entrará em contato para verificar se o usuário pretende fazer as análises com auxílio de técnico/aluno do grupo de pesquisa ou se pretende ser treinado para operação independente do equipamento. Caso pretenda fazer as análises com auxílio, a pessoa que irá auxiliar efetua o agendamento seguindo a disponibilidade do interessado. Caso o usuário opte por treinamento, o responsável pelo equipamento irá agendar o treinamento, e após a sua realização, o usuário será habilitado a realizar o agendamento diretamente através do sistema FOM. A utilização dos equipamentos deverá seguir as normas de funcionamento dos laboratórios, especificadas no site do grupo de pesquisa.
Tabela de valores
Em construção
Contatos
Prof. Dr. Guilherme Yuuki Koga – gykoga@ufscar.br
Prof. Dr. Piter Gargarella – piter@ufscar.br
Prof. Dra. Lidiane Cristina Costa – lidiane@ufscar.br