A eflorescência em filtros de barro

Filtros ou potes de barro são modelos de filtros criados no Brasil no fim do século XX, que tem chamado bastante atenção no mundo. Isso ocorre pelo fato desses filtros possuírem alta qualidade e eficácia na purificação de água. Seu corpo é composto por um material poroso que retém sujeira, detritos, bactérias, protozoários e cistos microbianos da água.

Alguns são feitos com uma camada de prata que tem a finalidade de extinguir o crescimento de bactérias e algas do corpo do filtro. O seu elemento filtrante, conhecido como vela, é um cartucho de cerâmica com um núcleo de carvão ativado, o qual é responsável pela redução de contaminantes orgânicos, metálicos e absorver compostos como o cloro livre.

 

A eflorescência é um fenômeno comumente confundido com mofo devido a sua viscosidade aparente em seu início de formação, e ocorre principalmente em materiais cerâmicos. Os sais presentes na cerâmica, ao se depararem com os sais presentes de uma solução aquosa, interagem criando um ambiente favorável para a transição e evaporação dos elementos.

Neste processo os sais se prendem a superfície do material resultando em imperfeições estéticas (manchas brancas).

É importante lembrar que o efeito da eflorescência em si não traz riscos, porém com o seu acúmulo o filtro estará exposto a criar microrganismos que são prejudiciais à saúde. Por este motivo os fabricantes recomendam a higienização do corpo do filtro, e a troca do elemento filtrante periodicamente conforme recomendado nos manuais.

O filtro deve ser limpo da seguinte forma: Não utilizar substâncias químicas (sabão/detergente), substâncias orgânicas (limão/açúcar) ou abrasivos. Os motivos para não usar esses produtos para a limpeza estão relacionados com o fato de o filtro ser poroso, podendo facilmente absorver essas substâncias que podem ser prejudiciais para a saúde.

É necessário lavar as mãos antes do manuseio, usar somente água limpa, esfregar com algo macio (parte amarela da bucha) e com cuidado. Este processo deve ser feito no corpo do filtro e em sua vela.

Muitos dizem que filtros de barro deixam gosto na água e criam mofo, mas na verdade isso é parte de um grande processo feito para melhorar a qualidade de sua água e prover benefícios para sua saúde.

O CCDM é acreditado pelo Inmetro para realizar ensaios em filtros de acordo com a ABNT NBR 16098.

Entre em contato conosco para saber mais sobre os ensaios que realizamos em nosso laboratório de filtros.

 

15 Comments

  1. Ricardo7 de junho de 2020

    Excelente matéria! Sempre fizemos aqui em casa quando compramos um filtro (acho que só eu chamo de talha) novo, colocar folhas de laranjeira e ir trocando a água com frequência. Após três dias realizando este procedimento, colocando folhas novas todos os dias, já era possível começar a usar o filtro sem que a água ficasse com gosto de barro.

    Responder
  2. Valéria Carneiro12 de dezembro de 2020

    Meu filtro deu formiga na água. Pq? O q fazer presolver?

    Responder
  3. FRANCISCO EDUARDO GUIMARÃES FARIAS4 de março de 2021

    Tem gente que lava a vela com sal ou com açúcar, mas ambos procedimentos trazem consequências indesejáveis. Lavar a vela com sal deixa a água salgada. Lavar a vela com açúcar deixa a água adocicada, o que pode atrair
    formigas ou outros insetos.

    Responder
  4. Guiomar12 de maio de 2021

    A água está turva e com resíduos, estou com nojo de tomar a água Gostaria de saber porque esta ocorrendo isso

    Responder
  5. Clóvis Tristão12 de julho de 2021

    Como faz para diminuir o acúmulo da eflorescencia, de um dia pro outro fica tudo branco, parecendo mofo ou bolor?

    Responder
    1. Eduardo Gonçalves12 de julho de 2021

      Boa tarde Clóvis.

      Resposta de nossa supervisora do laboratório de Filtros Giovanna Morbioli.

      Para o acúmulo estar ocorrendo rápido assim, é porque a água que está chegando no aparelho está muito carregada de sais, como por exemplo, água muito clorada.

      Se o acúmulo for na parte superior, para evitar a formação, a água precisa não estar com tantos sais, mas fazer isso em casa é um pouco difícil. Uma forma seria colocar uma água pré-filtrada, o que acaba não sendo muito viável ou fazendo muito sentido para o consumidor.

      Se o problema for na parte debaixo do filtro, então está na hora de trocar a vela (elemento filtrante). Talvez ela já esteja saturada e não sendo mais tão eficiente na filtração.

      Esperamos ter ajudado.

      Responder
  6. Lucilene Cruz12 de julho de 2021

    exclenete saber sobre os filtros de barro, ceramica, a agua é deliciosa, eu não coloco agua clorada da torneira, busco no poço artesiano em Monte Mor, agua muito boa.

    Responder
  7. Diego Pulita1 de setembro de 2021

    Bom dia, tudo bem?
    Por acaso essa eflorescência pode ter cheiro característico de mofo? Pois deixei de usar o meu pq a 3 dias após a limpeza, já apresentava um odor forte de mofo, principalmente na parte interna da base, que fica sempre mais umida…
    Obrigado…

    Responder
  8. Elisabeth27 de setembro de 2021

    Oi Diego.

    O meu filtro estava igual ao teu.
    O cheiro de mofo era tanto que não tive mais coragem de tomar a água. Eu limpava, trocava de vela e não resolvia o problema.
    Coloquei o filtro fora.
    Eu creio que o problema é a marca ou da fábrica que não fazem mais como se fazia há anos atrás, pois conheci um filtro de cerâmica faz 35 anos onde eu trabalhava e ele já era bem antigo. Era eu quem limpava e ele nunca ficou branco e nunca deu cheiro de mofo. Então eu não acredito que essa tal eflorescência seja natural do filtro.

    Responder
    1. Eduardo Gonçalves28 de setembro de 2021

      Bom dia Elisabeth e Diego.

      Primeiramente obrigado pelos comentários.

      Segue a resposta de nossa supervisora do laboratório de Filtros Giovanna Morbioli.

      Os fabricantes aconselham que a limpeza seja realizada apenas com uma bucha limpa e água corrente, não devendo utilizar produtos de limpeza ou materiais abrasivos na vela ou filtro, pois isso pode interferir no desempenho do material e absorver algum gosto indesejável.

      Uma dica é após a limpeza, deixar o filtro secar no sol por algumas horas e deixar o barro secar por completo. O processo de eflorescência é natural, onde há absorção de água pelo barro e evaporação, restando os cristais de sais que existem na água. Talvez este processo seja mais frequente atualmente pelo processo de tratamento da água, que difere do que acontecia anos atrás.

      Responder
  9. Denise12 de abril de 2022

    Olá.

    Minha água está com gosto de cânfora… Isso vem ocorrendo de 2 semanas pra cá. O que pode ter acontecido? A princípio a última lavagem fizemos com bicarbonato de sodio, como recomendam em alguns sites… Será que pode ser por isso?

    O q devo fazer para acabar com esse gosto?

    Agradeço a atenção desde já.

    Até mais

    Responder
  10. Felipe27 de julho de 2022

    Olá, para a higienização de filtros e moringas de barro eu posso utilizar água fervente?

    Digo, ferver água e encher o recipiente por inteiro, deixando-o assim até a água esfriar ou por alguns minutos.

    Obrigado!

    É possível encaminhar a resposta ou um aviso de resposta para o meu e-mail? Obrigado mais uma vez

    Responder
  11. Eric6 de setembro de 2022

    Olá,

    Sabe me dizer o que são os insetos minúsculos que de vez em quando aparecem boiando na parte de baixo do filtro?

    Eles parecem pular e são bem rápidos..

    Responder
    1. Maria21 de outubro de 2023

      Boa noite…no meu filtro tbm está cheio de bichinhos, parece aranha minúsculas. Estou com medo e nojo da água,, como se livrar delas…faz mal a saúde?

      Responder
  12. MAGDA30 de novembro de 2023

    A matéria é bem completa e eu já sabia do fenômeno de eflorescência, entretanto, meu filtro, que tem aproximadamente 1 mês de uso, apresentou bolores esverdeados internamente. Não era esbranquiçado e não parecia eflorescência. Acabei de lavar somente com água corrente da maneira recomendada pelo fabricante. Confesso que estou receosa, pós as crianças bebem muita água e amam água de filtro de barro.
    Os bolores estava. Principalmente na região da boca de entrada de água, no encaixe da tampa e na parte superior do recipiente de baixo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top